sábado, 24 de julho de 2010

Festa "JULINA ou JULHINA"

Uma dúvida: “julina” ou “julhina” :

...pela raiz da palavra deveria ser “julhina". Muitas vezes recua-se à raiz latina para formar adjetivos, da mesma maneira como formamos “milhão – milionésimo”, “Junho – junina”. Julho vem de Júlio (do imperador romano Gaius Julius Caesar), logo deveria ser “Festa Juliana ou Julina”.

As “festas juninas” são em homenagem aos dias de alguns santos que se comemoram no mês de Junho, como Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. São danças folclóricas que vieram de Portugal e França.

“[...] Quando os portugueses iniciaram o empreendimento colonial no Brasil, a partir de 1500, as festas de São João ainda eram o centro das comemorações de Junho. Alguns jesuítas acendiam fogueiras e tochas provocando grande atração sobre os indígenas...” Dicionário Houaiss: Acepções (sentido que pode ser dado a uma expressão ou palavra) :

■ adjetivo
1 Rubrica: história.
relativo a Caio Júlio César (101 a.C.- 44 a.C.), estadista e general romano, ou a sua época; júlio
1.1 Rubrica: cronologia.
referente à reforma cronológica por ele ordenada
Obs.: cf. calendário juliano

Etimologia
lat. juliánus,a,um 'relativo a Júlio César'; f.hist. 1572 Iuliana, 1713 juliano

Profª Cláudia Giordani

2 comentários:

  1. Mto bom! Qdo escrevi...não havia pensado em nada disso...agora aprendi! Q blz! Aprender é mto bom! Ainda perguntei pra Cláudia se não era 'juliana'... e aprendi de novo: 'juliana' é de Júlio...'Julina' é de julho...Como o radical da palavra é 'julh' parece q combina o 'julhina' ne? mas não é...rsrsrsr...valeu! obrigada Cláudia! Pra isso tu é Profª de Português! rsrsr...

    ResponderExcluir
  2. Blz!Gostei e aprendi.É isso aí Claúdia o Blog do Santa será o nosso cantinho de tudo, especialmente o tira dúvidas.

    ResponderExcluir