"Aqueles que são diferentes de mim não me prejudicam, muito pelo contrário, eles me enriquecem. Nossas unidades se fundamentam em algo mais elevado que nós mesmos - no ser humano..."
Antoine de Saint-Exupéry
Muito se fala e se discute sobre a inclusão, mas quem, pelo menos uma vez, não já se sentiu excluído na sociedade? Apesar de, em nossos dias, a inclusão estar em destaque, há ainda muito a fazer para que ela aconteça realmente na prática educacional.
A inclusão social depende de mudanças na maneira de pensar e agir da sociedade. Só assim, é possível oportunizar às pessoas com necessidades especiais a busca do seu desenvolvimento e o exercício de sua cidadania. Segundo Delval, enquanto instituição social, o trabalho escolar deve ser baseado no tipo de cidadão que a sociedade deseja formar. Assim sendo, um dos pré-requisitos para a inclusão educacional é principalmente preparar a escola, o educador e o educando para receber os alunos com necessidades educacionais especiais.
A inclusão social depende de mudanças na maneira de pensar e agir da sociedade. Só assim, é possível oportunizar às pessoas com necessidades especiais a busca do seu desenvolvimento e o exercício de sua cidadania. Segundo Delval, enquanto instituição social, o trabalho escolar deve ser baseado no tipo de cidadão que a sociedade deseja formar. Assim sendo, um dos pré-requisitos para a inclusão educacional é principalmente preparar a escola, o educador e o educando para receber os alunos com necessidades educacionais especiais.
Apoio Pedagógico Especial
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SEMANA DAS DIFERENÇAS - 22 A 26 DE AGOSTO DE 2011.
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