sábado, 24 de julho de 2010

Festa "JULINA ou JULHINA"

Uma dúvida: “julina” ou “julhina” :

...pela raiz da palavra deveria ser “julhina". Muitas vezes recua-se à raiz latina para formar adjetivos, da mesma maneira como formamos “milhão – milionésimo”, “Junho – junina”. Julho vem de Júlio (do imperador romano Gaius Julius Caesar), logo deveria ser “Festa Juliana ou Julina”.

As “festas juninas” são em homenagem aos dias de alguns santos que se comemoram no mês de Junho, como Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. São danças folclóricas que vieram de Portugal e França.

“[...] Quando os portugueses iniciaram o empreendimento colonial no Brasil, a partir de 1500, as festas de São João ainda eram o centro das comemorações de Junho. Alguns jesuítas acendiam fogueiras e tochas provocando grande atração sobre os indígenas...” Dicionário Houaiss: Acepções (sentido que pode ser dado a uma expressão ou palavra) :

■ adjetivo
1 Rubrica: história.
relativo a Caio Júlio César (101 a.C.- 44 a.C.), estadista e general romano, ou a sua época; júlio
1.1 Rubrica: cronologia.
referente à reforma cronológica por ele ordenada
Obs.: cf. calendário juliano

Etimologia
lat. juliánus,a,um 'relativo a Júlio César'; f.hist. 1572 Iuliana, 1713 juliano

Profª Cláudia Giordani

quinta-feira, 22 de julho de 2010

I professori che studiano italiano nella scuola CEM Vereador Santa

Somos um grupo de professores que está estudando italiano no curso ofertado pelo Consulado Geral da Itália em colaboração com o CCI - Centro de Cultura Italiana, acordado com a Secretaria de Educação do município de Balneário Camboriú, para a implantação do ensino de italiano aos alunos da rede municipal.
Entre o grupo estão os professores do CEM Vereador Santa: Profª Anelise Gamba, Prof. Isnard Cruz, Profª Maristela Gatto Faccio e Profª Maria Ferreira.

Adesso noi siamo in vacanza, ma noi abbiamo le nostre lezioni ogni mercoledi dalle 18:00 alle 22:00 ore, e anche un sabato al mese! Guardate il nostro blog : http://profitalianobc.blogspot.com/
Anelise Gamba.

Fanfarra - já começou...

Os preparativos para o 7 de setembro já iniciaram com os ensaios da fanfarra da escola...esse vídeo é do ano passado...pra lembrar!


Dança da Quadrilha - Festa Julina !


O Prof. Sidnei conduziu a quadrilha com os alunos dos anos iniciais...no período matutino (fotos) e vespertino, com um grande número de participantes...

I Torneio Intersalas de Futsal e Torneio de Tênis de Mesa


Realizamos na última semana antes das férias com os anos finais. Foram dois dias de jogos e integração dos alunos dos dois períodos, buscando seus resultados nas três categorias no futsal: 6º/7ºs anos masculino, 8º/9ºs anos masculino e feminino. No Tênis de Mesa foram categorias no feminino e masculino até 13 anos e acima de 13 anos. Ótimo! Parabéns aos alunos que estiveram jogando ou torcendo na arquibancada!

Com abertura da Ginástica Ritmica da FME, e com alunas da escola se apresentando...na foto, a aluna Luana/9ºB.











Aluna Paola/8ºA, com a bola.


Foi uma bela inauguração das traves!!!

Devemos agradecer a arbitragem da Liliane Almeida/FCFS. Receberam belas medalhas de 1º e 2º lugares, apoio da FME.

Tem mta foto e vídeo...estamos organizando pra deixar mais aqui no blog...

Bingo do CEM Ver.Santa

Foi no dia 9 de julho...um sucesso! Com grandes premios e toda a comunidade escolar participando!
Os vencedores da noite, da cartela cheia, que levaram a televisão foram os alunos Vicenzo e a Maria Eduarda Ozello, com seu pai (na foto com a diretora Ana Cicilia Demétrio).

Debate sobre Regras e Arbitragem do Futebol

No dia 23 de junho, com a presença do Árbitro convidado Sandro L. Mattos,árbitro da FCF e AABC, os alunos dos 9ºs anos tiveram a oportunidade de debater lances da Copa na África do Sul...foi uma experiência que permitiu aos alunos e professores usarem recursos das novas tecnologias !!!
Na semana seguinte aplicamos a Prova Integrada...avaliação do Projeto Copa2010.


http://anelisegamba.blogspot.com/2010/07/debate-sobre-regras-e-arbitragem-do.html

Confraternização de Professores na Pizzaria

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa

Durante o mês de maio até início de junho a Profª Cláudia Giordani também teve suas ocupações com a Olimpíada. Aguardamos mais informações sobre os trabalhos dos alunos...
https://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/

Abertura do Projeto Copa 2010

Esse foi um Projeto elaborado pelas professoras de Educação Física, Anelise Gamba e Fernanda Vilela, Cláudia Giordani/Português e Marlene Castro/Geografia. Planejado para as turmas dos 9ºs anos (A,B,C - matutino e D - vespertino), mas com uma participação efetiva de alunos de outras turmas na preparação de alguns trabalhos, e de uma maneira particular, toda a escola respirou 'Copa do Mundo de Futebol' no mês de junho. Todos os alunos nos períodos matutino e vespertino apreciaram a Abertura do Projeto durante as duas últimas aulas no dia 10 de junho.
Os alunos apresentaram uma coreografia com a música da Copa 2010 'Waving Flag', e mostraram suas habilidades com a bola...e depois aprenderam com o Zé Mário, pai de aluno, a dança da Copa!!!

OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Os alunos dos anos finais participaram da OBMEP, e a turma do 9º ano A, aproveitou a oportunidade por apresentar melhor rendimento e foi visitar a Feira de Matemática - FEMAT, na UFSC em Florianópolis, com mais alguns alunos convidados que se destacaram em outras turmas. Quem os leva é a professora Angela Lacava/Matemática.

Bullying, isso não é brincadeira!

A orientadora educacional Miriam e a psicóloga Denise organizaram um cronograma da apresentação sobre Bullying no mês de maio no anfiteatro da escola, atendendo todos os alunos, e com uma apresentação aos pais no período noturno.
Cada aluno recebeu um gibi da campanha de iniciativa do Ministério Público de SC,com apoio da Assembléia Legislativa e Secretaria de Estado da Educação, junto das secretarias municipais.
No site http://www.mp.sc.gov.br/portal/site/portal/portal_detalhe.asp?campo=10236
tem mais informações e material para download.

Palestra sobre o Cão Guia

Os alunos dos anos iniciais tiveram uma palestra sobre o cão guia, que acompanha os deficientes visuais.

Vídeo da Escola de Cães Guia Helen Keller:


Maio - Homenagem às Mães

Os alunos dos anos iniciais fizeram homenagem às suas mamães no anfiteatro da escola, no período matutino e vespertino.

HIP HOP - 5º ANO

Em abril o 8ºB assistiu o Pan Americano de Handebol Juvenil no Ginásio da Barra em BC



Saímos do CEM Vereador Santa às 9:30h para o jogo das 10:00h, dia 16 de abril. Conseguimos assistir apenas o primeiro tempo do jogo entre Chile e Porto Rico,pois nosso transporte tinha q voltar para o transporte escolar. Chile começou na frente, mas logo Porto Rico teve um ataque mais eficiente e venceu o jogo. Foram 31 alunos do 8º ano B, faltaram 4 da turma, e fomos acompanhados da supervisora pedagógica da escola, Rosane Moura. Agradecemos a autorização da diretora nesta atividade extraclasse, utilizando um outro ambiente para a educação de nossos alunos para uma cultura esportiva, colaborando na aprendizagem dos esportes, na sua socialização e na sua formação integral.

http://anelisegamba.blogspot.com/2010/04/8-b-no-pan-americano-de-handebol.html

Equipe 2010 CEM Vereador Santa


Essas fotos são da confraternização de Páscoa...na escola! Faltaram alguns professores...

Bem-vindos - Welcome - Benvenuti

Estamos abrindo esse espaço para interação e em busca de novos conhecimentos...
Esperamos registrar nesse blog atividades de aprendizagem, eventos da escola, momentos de convivência dos alunos e funcionários do Centro Educacional Municipal Vereador Santa.
Profª Anelise Gamba / Educação Física e Profª Cláudia Giordani / Português.